COMO É FEITA UMA TRANSMISSÃO DA NFL

Que a NFL é uma das maiores ligas do mundo ninguém questiona. Um dos fatores que fazem da liga ser este sucesso que conhecemos e acompanhamos tão bem é a enorme qualidade nas transmissões. Em um esporte tão cheio de detalhes, manter o telespectador informado de tudo é uma árdua tarefa, cumprida todos os jogos pelo pessoal que transmite nos Estados Unidos e aqui no Brasil.
 

Em terras americanas, quatro emissoras detém os direitos de transmissão: CBS, ESPN, FOX, e NBC. A CBS transmite os jogos de domingo dentro da conferência americana, a FOX dentro da conferência nacional e em jogos entre times das duas conferências, a conferência do time visitante determina a transmissão. A NBC tem os direitos de transmissão do Sunday Night Football e a ESPN do Monday Night Football.

No Brasil, a ESPN e o Esporte Interativo transmitem as partidas da NFL. A ESPN mostra todos os jogos de horário nobre e mais três no domingo a tarde, enquanto o EI transmite o Thursday Night Football, um jogo do domingo e o Sunday Night.

 


Para levar até o telespectador o melhor de uma partida da NFL, os detalhes das transmissão começam a ser decididos com uma semana de antecedência para tudo estar impecável. O “The Verge” mostrou os bastidores de uma transmissão da NFL pela FOX e o que você pode conferir no vídeo acima é algo impressionante.

O trabalho começa no sábado, com a chegada dos caminhões da transmissão. O domingo começa muitas horas antes e é recheado de muito stress, mas tudo para levar uma transmissão sem erros para o telespectador. O operador de replay da FOX, Paul Dudla, destacou como tudo tem que ser perfeito.
 
- Todo mundo quer colocar no ar um produto limpo, sem nenhum erro. Algumas vezes em casa o telespectador não sabe onde está o erro. Você não o vê e não o ouve. Você pergunta se eles se preocupam, porque o público só quer assistir o jogo.
 

A logística também impressiona. São vários caminhões de transmissões, que servem de casa para diretores e operadores, 350 linhas de sinais para transmissão e mais de 200 pessoas trabalhando para levar ao fã da NFL todos os detalhes de um jogo.
 
Na partida entre New Orleans Saints e New England Patriots, em Foxboro, que foi mostrada nos bastidores do vídeo, quem comandou a brincadeira foi o diretor Rich Russo. Ele seleciona qual câmera vai entrar no vivo, passa as coordenadas para os câmera mans e ainda cuida de tudo que vai ao ar.
Por jogo, são 15 câmeras, com destaque para a operação da cable cam, que é a câmera que fica suspensa sobre o campo e dá uma das imagens mais bonitas dos jogos da NFL. Ela tem um operador especial, que fica na sua própria sala de comando.
 

Para o telespectador não perder nenhum detalhe, são 13 máquinas para colocar os replays o mais rápido possível. Antes mesmo do QB ir para o snap, já tem um replay disponível para exibição para o público, fazendo com que nenhum lance seja deixado de lado.
 
As câmeras usadas pela FOX são a Sony 4K, que grava com 10 vezes mais qualidade do que uma câmera que grava em 720i. Ou seja, temos muito mais detalhes, pois a resolução das câmeras é de 4096 x 2160.  Além de toda a qualidade da imagem, a transmissão do áudio é feita em 5.1 Dolby Digital. O operador, Fred Aldous, coloca a torcida em 360º e os narradores na saída de áudio central para dar mais emoção a transmissão.
 
O entrosamento, assim como em campo, é necessário para a equipe colocar uma transmissão perfeita em casa. O mesmo entrosamento que vimos no vídeo na equipe americana, vemos na dupla que transmite a NFL na ESPN brasileira. Everaldo Marques e Paulo Antunes estão juntos na cobertura desde 2006. São oito anos de parceria, que reflete na qualidade da transmissão que vemos aqui no Brasil. 


Diego Damasceno